Ir para o conteúdo

Vazio sanitário da soja 2023 de 15 de junho a 15 de setembro

Publicidade.

Do que se trata?
O vazio sanitário é uma das medidas mais importantes para o controle da ferrugem asiática da cultura da soja. Tal medida consiste em obedecer o intervalo mínimo de 90 dias, em que não se pode cultivar e/ou não manter vivas plantas de soja, em qualquer fase do seu desenvolvimento, tendo como objetivo reduzir ao máximo o possível inóculo e permanência da doença no ambiente.

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, através da Portaria nº 781, de 6 de abril de 2023, estabeleceu os períodos de vazio sanitário para a cultura da soja em todo o território nacional para o ano de 2023, no qual, para o estado de Mato Grosso, o intervalo será de 15 de junho a 15 de setembro de 2023.

Lavoura de Soja em Canarana – Foto: AGRNotícias

INFORMATIVO TÉCNICO Nº:DATA:
Vale Ressaltar! A ferrugem asiática está entre as doenças mais severas na cultura da soja, sendo responsável por perdas expressivas, podendo chegar a redução de 90% na produção (BRASIL, 2023). Outro impacto importante a ser considerado, com o aumento da pressão da doença, é a elevação no custo de produção devido a necessidade do aumento do número de aplicações de defensivos na lavoura. Para tanto, faz-se necessário o engajamento dos produtores rurais, dos órgãos de defesa vegetal e outros responsáveis para eliminar as plantas de soja voluntárias (tigueras) e evitar a infestação da doença e a dispersão dos esporos, visando prolongar o período livre da doença e minimizar os prejuízos na próxima safra.

Produzir alimentos na África dará retorno ao Brasil?

Observações
Além da Portaria nº 781/2023 do MAPA/SDA, em 29 de dezembro de 2022, foi publicada a Instrução Normativa Conjunta SEDEC/INDEA/MT nº 02/2022, que trata das medidas fitossanitárias para a prevenção e o controle da ferrugem asiática da soja no estado de Mato Grosso, proíbe a sucessão da cultura da soja, define o prazo para o plantio e para a colheita, responsabilidades e sobre algumas excepcionalidades.

Fontes: MAPA (2023); MAPA (2023); INDEA –MT (2022).

Deixe uma resposta

Role para cima