Situação da ponte de madeira do rio Borecaia (MT-326) preocupa caminhoneiros
A situação da ponte de madeira sobre o Rio Borecaia, na MT-326, continua preocupando motoristas que transitam pela chamada “rodovia do calcário”. Os caminhões já iniciaram o transporte do calcário para atender as lavouras do Vale do Araguaia. A ponte é a única via de acesso dos municípios aos calcários em Cocalinho-MT.
No local foi instalada uma placa dizendo que só é permitida a passagem de caminhões com até 10 toneladas. Porém, bi-trens e rodo-trens que fazem o transporte de calcário geralmente carregam acima do peso permitido para a ponte de madeira.
Enquanto isso, as obras da futura ponte de concreto, ao lado da de madeira atualmente utilizada, prosseguem em ritmo acelerado. Falta, contudo, construir o aterro de acesso à nova ponte, o que demandará mais tempo e recursos por parte do Governo do Estado.
A ponte de madeira tem quase 90 metros de comprimento. Como as “águas” ainda não baixaram, trata-se da única forma para transpor o Rio Borecaia e prosseguir viagem pela rodovia do calcário. Nesta época, pela via, transitam cerca de 80 carretas diariamente. A expectativa é de que nesse ano, as mineradoras vendam perto de 1 milhão de toneladas de calcário.
Para a AGRNotícias, Inácio Roberto. Fotos: Prefeitura de Nova Nazaré-MT.