Sicredi implementa a nova ferramenta AgroMais
O processo de aprovação de uma proposta de Crédito Rural começa com a necessidade do produtor de custear parte de sua produção, passa pelo desenvolvimento de um projeto técnico por engenheiro agrônomo/técnico, e o estudo de viabilidade por parte da instituição financeira. Esse processo, por vezes se torna moroso, principalmente pela comprovação documental física das informações apresentadas.
A Sicredi, de olho numa tendência global de digitalização de processos, lança a nível nacional o AgroMais, uma ferramenta que externa o fluxo do crédito rural até as assistências técnicas agronômicas, torna o processo totalmente digital, reduzindo o tempo entre a demanda pelo crédito até a liberação de fato. Na área de atuação da Sicredi Araxingu, no Vale do Araguaia e Xingu, a plataforma já vinha sendo testada há cinco meses em algumas agências e, agora está sendo implementada em todos os 16 municípios que atende.
Envio de bovinos para abate cai 7,7% em 2020 no Médio Araguaia
Numa reunião na manhã desta quinta-feira (28/01) com engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas em Canarana – MT, cidade sede da cooperativa, foi realizado o cadastramento dos usuários, dando inicio ao uso efetivo do AgroMais. Para Fabiano Sousa Silva, Assessor de Segmentos de Associados Agro da Sicredi Araxingu, propósito é atender os associados com a facilidade e agilidade que eles necessitam. “Criamos uma área especializada na sede da cooperativa e agora estamos implementando essa ferramenta, que basicamente liga agência, assistência técnica e sede, onde centralizamos os processos”, explica.
De inicio operando apenas na modalidade custeio, na ferramenta, as assistências podem preencher as informações da atividade do produtor, da propriedade e da proposta. A ferramenta, pelo preenchimento, já estabelece quais os documentos necessários que serão anexados, e então o processo é enviado à cooperativa, que faz seu próprio fluxo de análise e liberação. As assistências podem acompanhar o status das propostas e fazer possíveis correções conforme demanda de forma instantânea.
A Sicredi é uma das instituições que mais financiam o crédito rural no país e no Vale do Araguaia e Xingu, pela Sicredi Araxingu, possui uma carteira superior a R$ 2 bilhões, sendo mais de R$ 347 milhões de recursos do BNDEs e FCO (Fundo Constitucional do Centro Oeste), injetados diretamente ao agronegócio regional em 2020.
Por AGRNotícias.