Senar-MT completa 28 anos de história e dedicação ao homem do campo
Nesta quarta-feira (07), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) completa 28 anos de história. Com a missão de promover o desenvolvimento profissional e social para o meio rural com soluções integradas educacionais, a instituição já ultrapassou o atendimento de mais de um milhão de pessoas, não só formando profissionais para trabalharem no campo, como também levando serviços, cultura e lazer para as comunidades rurais.
Integrante do Sistema “S”, o Senar-MT – em parceria com os 93 Sindicatos Rurais – realiza em média cinco mil ações educacionais, por ano, em todos os municípios mato-grossenses. No portfólio são ofertados 350 treinamentos. Para realizar este trabalho a instituição conta com cerca de 300 instrutores credenciados.
Preocupado também com a infraestrutura para garantir a formação profissional rural, o Senar-MT conta com 31 Núcleos Avançados de Capacitação (Nacs) e dois Centros de Treinamentos e Difusão Tecnológica (CTs). Além de polos de formação de mão de obra, os CTs permitem aos produtores rurais um ambiente de conhecimento teórico e prático com os produtos e tecnologias de ponta do mercado. Para isso, o Senar-MT conta com 42 parceiros sem exclusividade de marcas.
Outro destaque da instituição é o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que presta assistência a produtores do estado de forma gratuita. A finalidade é melhorar a rentabilidade da produção. Ao todo, a AteG atende quatro cadeias produtivas: Bovinocultura de leite, Bovinocultura de Corte, Olericultura e Fruticultura em mais de 300 propriedades rurais.
Além da formação profissional rural, o Senar-MT tem contribuído com a educação formal por meio do Curso técnico em Agronegócio e também os profissionalizantes: Tecnologia em gestão do agronegócio, Processos gerenciais, Gestão Ambiental e em Recursos Humanos, todos em parceria com a Faculdade CNA.
O Senar-MT, ao longo dos seus 28 anos, segue proporcionando ao homem do campo qualificação, conhecimento e promoção social. “Alimentando o conhecimento na vida de quem produz”.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT.