Ir para o conteúdo

Seminário em Canarana-MT vai discutir cultivo de gergelim

 

Com objetivo de debater e discutir a produção de gergelim em larga escala, a cidade de Canarana (MT) será sede do 1º Seminário de Gergelim, no dia 06 de dezembro, na Câmara de Vereadores do município, a partir das 8 horas. O evento contará com palestras de pesquisadores e especialistas voltados para a cultura do gergelim.

Em 2008, a pesquisadora Nair Helena Castro Arriel, engenheira agrônoma, pesquisadora da Embrapa Algodão, Campina Grande – Paraíba visitou pela primeira o estado em observou de perto o estágio da cultura do gergelim, com a colheita parte manual e parte mecanizada. Hoje segundo ela, a evolução pode ser notada com a facilidade logística de se adquirir sementes originária da própria região e a liderança nacional na produção de gergelim. “A região de Canarana é responsável por 80% da produção brasileira de gergelim, mas o Brasil ainda é um pequeno produtor e as áreas estão ainda sendo exploradas no norte, nordeste e centro oeste, com sementes de qualidade, preços de venda atrativos e demanda externa e com o gergelim despertando todo este interesse, e essa toda pressão criou a necessidade de se realizar este seminário técnico para se discutir os processos da produção da cultura”, disse

Na programação, as palestras são voltadas para área de sementes, manejo e adubação, manejo de plantas daninhas, manejo fitossanitário, mecanização na cultura do gergelim e mercado e qualidade da matéria prima para industrialização. E no final dos trabalhos uma mesa redonda com os participantes sobre os temas abordados no seminário, as inscrições antecipadas podem ser feitas no Sindicato Rural de Canarana (66) 3478 1284. O evento tem o apoio da Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Meta Consultoria Agrícola, Embrapa, Sindicato Rural de Canarana, Prefeitura Municipal de Canarana, Seagrima, Empaer MT, Camara Municipal de Canarana, Campo Real, Agoforte, Arbaza, Grupo JAF, Agrícola Ferrari, LC Sementes, Sementes Sagui e Agrograins. Informações pelo telefone (66) 3544 8627/99216 0121.

Por PautaPronta.

Deixe uma resposta

Role para cima