Sema realiza visitas técnicas para reconhecimento de solos úmidos e férteis no Araguaia
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou uma expedição para supervisionar, identificar e classificar a qualidade de solos hidromórficos nas cidades de São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Alto Boa Vista e Luciara. As visitas técnicas ocorreram entre os dias 28 de junho e 2 de julho, pela Secretaria Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema-MT.
“Os solos hidromórficos possuem características que exigem manejo adequado para que seja possível conciliar a manutenção da qualidade ambiental com a produção. Esse é o desafio que temos. Conciliar as atividades que estão sendo desenvolvidas na região com a proteção ambiental”, explica a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Ferreira dos Santos.
LEIA MAIS – Dia de Campo em Canarana mostrou resultados visuais de ensaios com a cultura do Gergelim
LEIA MAIS – Construção de pontes de concreto vai melhorar tráfego na MT-413, em Santa Terezinha
Os solos visitados estão localizados próximos a rios e lagos, por isso apresentam grande umidade e fertilidade. Conforme Valmi Simão de Lima, superintendente de Infraestrutura, Mineração Indústria, o trabalho está sendo acompanhado por especialistas da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Conforme o superintendente está sendo feito uma análise técnica sobre as condições de ocupação de áreas úmidas para possível regulamentação pelo órgão ambiental.
O projeto acontece desde setembro do ano passado e já visitou o bioma Pantanal, localizado na cidade de Poconé, e os solos de Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso.
Por Sabrina Ventresqui | Sema-MT.