Segundo dia: Dinetec 2021 atrai investidores
O sol não deu as caras nesta quinta-feira (14/01), segundo dia do Dinetec 2021. A chuva, contudo, marcou presença durante toda a manhã, dando trégua somente no início da tarde. O produtor rural, todavia, acostumado com as adversidades do clima, se fez presente no evento, e acompanhou as inovações que cada expositor apresenta.
“É um momento muito importante para o produtor. Porque o agronegócio, principalmente no Vale do Araguaia, com essa tecnologia toda, vai conseguir atingir uma produtividade muito além do que se tem hoje e vai fazer com que cada vez sejamos mais eficazes na atividade”, esboçou Eldo Renck, Presidente da Sicredi Araxingu, patrocinadora oficial do Dinetec 2021, enquanto conhecia os stands.
A Cooperativa, inclusive, foi criada por produtores do Vale há 32 anos. Mesmo hoje, atendendo todos os públicos, “tem o DNA voltado ao público rural, nossa força motriz” complementa Eldo, dizendo que a prova dessa força é que “só em Canarana estamos batendo os R$ 500 milhões de crédito, e na cooperativa como um todo, já passamos de R$ 2 Bilhões de crédito”.
Faculdade CNA abre inscrições para polos em Mato Grosso
O Vale dos lembrados
O antigo estigma do Vale do Araguaia, de Vale dos Esquecidos, foi ficando apenas na memória, pois o agronegócio despontou a região. Se o agro fomenta a economia de um município, este por sua vez, torna-se atrativo para investidores, que enxergam no Dinetec, um reflexo do potencial regional.
* Á esquerda, representante do Fundo de Investimento em entrevista à AGR. À direita, Fábio Faria em coletiva de imprensa.
Nesta quarta, representantes de um Fundo de investimento de Goiás voltado ao setor imobiliário, um dos maiores do Centro Oeste, estiveram no Dinetec 2021, numa reunião juntamente com o prefeito de Canarana – MT Fábio Faria, e a secretária municipal de desenvolvimento sócio-econômico e turístico Marilei Bier, para ver o potencial da região. “Eles disseram que tem interesse em investir em cidades como Canarana. Apresentamos o potencial do nosso município, colocamos a administração à disposição. Eles saíram muito satisfeitos e irão avaliar que tipo de empreendimento irão trazer para nossa cidade”, disse Fábio.
Foco no grande e também, no pequeno produtor
O Dinetec é um evento que, congregando empresas de insumos, sementes e implementos agrícolas, é capaz de atender toda a classe produtiva. O agricultor de grande porte, consegue conhecer novas tecnologias, definir o que será melhor para sua lavoura e já negociar a compra do produto durante o evento. O pequeno, não obstante, também tem a oportunidade de ser atendido pelos expositores.
Um dos stands mais visitados é o da Empaer – MT (Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) em que a instituição, já com longo histórico de apoio técnico aos pequenos produtores, trouxe uma variada opção de cultivos para horticultura, como pepino, abóbora e pimentão. Em 2020 a empresa assessorou a produção por pequenos produtores de um assentamento para a produção de gergelim orgânico e intermediou a negociação de venda dos produtos com uma multinacional.
Em 2021, a empresa dá um novo passo. “A ideia é uma diversificação de culturas dentro das propriedades, com o foco principal no produtor pequeno, mas também com culturas para o médio e grande produtor” explica Gildomar Avrella, extensionista da Empaer. “Mas quando se trata dos pequenos produtores, passamos a mensagem de que a diversificação e agregação de valor nas culturas é o caminho. Buscamos focar nos nichos de mercado, com produtos diferenciados. Aqui nós trouxemos este ano, mais produtos de horta, para que em áreas pequenas, ter alto valor agregado” finaliza Gil.
O Dinetec 2021 continua até sexta-feira (15), onde finaliza com a abertura oficial do Plantio do Milho no Vale do Araguaia.
Por AGRNotícias.