Richard Rasmussen após percorrer MT: ‘Agricultores brasileiros são os mais sustentáveis do mundo’
Chegou ao fim o maior evento da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o 18° Circuito Aprosoja. Na noite desta segunda-feira (24.06), agricultores de todo estado mato-grossense marcaram presença no encerramento do evento, realizado no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá.
O Circuito Aprosoja tem como objetivo levar a entidade para mais próximo de seus mais de 8 mil associados. Diretores da entidade, equipe de colaboradores e o biólogo e apresentador, Richard Rasmussen, percorreram 30 cidades mato-grossenses, totalizando aproximadamente 9 mil quilômetros rodados.
Nos 30 municípios, o evento recebeu mais de 8 mil participantes, que ouviram Richard palestrar sobre o tema “Agro a Verdade”, que desmistificou narrativas contrárias a agricultura. Em suas apresentações, o biólogo mostrou a sustentabilidade do estado mato-grossense.
Em Mato Grosso apenas 13,3% do território é destinado à agricultura, é o que garante o levantamento feito em conjunto pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Mesmo com grande território preservado, caso fosse um país, o estado mato-grossense seria o quarto que mais produz soja no mundo, perdendo apenas para o próprio Brasil, Estados Unidos e Argentina.
“Eu volto para casa com a certeza de que eu estou realmente embasado em dizer que não existe nenhuma produção tão sustentável como a nossa em qualquer lugar do mundo. Temos que dar os parabéns aos nossos agricultores, que promovem a preservação e a conservação de grandes florestas e áreas verdes”, destaca Richard.
Pequenas propriedades são 70% dos estabelecimentos produtores de soja
Outra iniciativa do Circuito Aprosoja é detalhar os projetos e ações da Associação para cada participante do evento. O presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, fez um balanço do evento ao expor os avaliações dos participantes.
“Foi um grande Circuito, com reconhecimento muito grande por parte dos produtores que aprovaram o nosso palestrante, o Richard, que foi um sucesso ao trazer assuntos relevantes. O evento também teve uma participação de público muito grande e foi um momento de estarmos próximos dos produtores, dos associados e também se aproximar mais da sociedade”, pontuou.
Para finalizar o evento em Cuiabá, os agricultores também presenciaram a palestra do economista e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento – chamado Banco do Brics, Marcos Troyjo, que apresentou as oportunidades e os desafios que os produtores rurais terão nos próximos anos.
Da Redação.