Ir para o conteúdo

Região em menor ritmo no Estado, Médio Vale semeou 56% da área prevista

Lavoura de Soja em Canarana – Foto: AGRNotícias

As paisagens do interior dos municípios do Médio Araguaia começam a ter a cor marrom substituída pelo verde. Com o início da semeadura da soja da safra 19/20 nas primeiras semanas de outubro, nos primeiros dias de novembro a oleaginosa já germinou e começa a marcar o cenário. Segundo o IMEA (Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária), 56% da área prevista do cultivo na região (1.679.527 ha) já foi semeada.

A região Nordeste do Mato Grosso, que congrega os municípios do Médio Araguaia, avançou na última semana 15% no plantio, mais ainda segue 12 pontos percentuais atrasada se comparado com o mesmo período da safra 18/19, quando 68,19% da soja já tinha sido plantada. Todas as demais regiões do Estado já ultrapassaram os 78% de semeadura, sendo que a região Oeste, que congrega municípios como Sapezal e Mirassol do Oeste, é a mais adiantada, com 93,66% da área prevista semeada.

Oldair Sangaletti, produtor na cidade de Canarana – MT, que planta 750 hectares, conta que o plantio segue dentro da programação para esta safra. “Já plantei cerca de 30% da área. Na safrinha, a expectativa é cultivar 100% gergelim”, conta o agricultor. Na propriedade de Oldair, não faltaram chuvas. A situação, contudo, não é geral.

Irregularidade das Chuvas

O ritmo mais lento no Médio Vale, conforme afirmam os produtores, se dá em decorrência da irregularidade das chuvas. Embora nas cidades tenham sido registrados altos índices pluviométricos, regiões do interior dos municípios ainda não receberam chuvas suficientes para viabilizarem a germinação da soja, sendo registrado casos de replantio. A estação Meteorológica de Canarana, apresentou um acumulado para Outubro de 178,8 mm e a Estação Meteorológica de Nova Xavantina registrou 186,4 mm acumulado para o mês. Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A desigualdade na incidência de chuvas pode ser percebida pelas medições em diferentes partes do interior. Em Água Boa, por exemplo, conforme apurado pelo jornalista Inácio Roberto, no sítio de Ricardo Fiorin Neto foi registrado índice acumulado superior ao das estações, 268 mm. Na fazenda Flamboyant, em Nova Xavantina, os pluviômetros registraram acúmulo de 455 mm. Na Balsa do Rio das Mortes, entre Nova Nazaré e Cocalinho, Claudina da Silva registrou apenas 131 mm.

81% da área semeada em Mato Grosso

A irregularidade das chuvas deixa os agricultores temerosos. A pressão aumenta com o passar dos dias, tendo em vista o cuidado com a janela de cultivo para a segunda safra (safrinha). Em todo o Mato Grosso, conforme o IMEA, 81,60% da área prevista (9.775.984 ha) já foi semeada. O ritmo é superior à média histórica dos últimos cinco anos, mas ainda é mais lento do que a safra passada (88,85%).

Na região mais produtiva do Estado (3.275.197 ha), Médio-Norte, que contempla municípios como Sorriso e Sinop, 93,35% da área já foi plantada com a oleaginosa. A região mantém o ritmo da safra passada, que na mesma data, possuía 94,47% da área semeada.

Por AGRNotícias.

Confira o relatório do IMEA aqui: Relatório IMEA 01.11

 

Deixe uma resposta

Role para cima