Quatro pontes de concreto da rodovia MT-020 serão duplicadas em 2021
A MT-020, rodovia que liga Canarana – MT a Paranatinga – MT, tem previsão de estar com todas as pontes e o asfalto, concluídos até o final de 2021. Para a região do Araguaia, essa estrada significa uma rota mais curta na ligação com Cuiabá, ou mesmo para Rondonópolis, onde está o terminal ferroviário, que recebe parte da produção agrícola da região.
Apesar de não estar conclusa, a MT-020 já é uma importante via de acesso. Infelizmente, muitos acidentes tem ocorrido nas pontes, que ainda são de mão única, envolvendo principalmente caminhões. O último sinistro aconteceu na semana passada, quando uma carreta carregada com grãos sofreu um acidente na cabeceira de uma das pontes do rio Sete de Setembro. O Governo do Estado, ciente dessa situação através da cobrança dos representantes locais, tem dado prioridade nos trâmites burocráticos.
Dos 266 km da rodovia, restam 46 km de estrada de chão. Em novembro passado, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), conforme já noticiado pela AGR, assinou contrato para execução de obras de pavimentação e de restauração de 66,4 quilômetros. Esse trecho fica exatamente a 100 km de Canarana e a 100 km de Paranatinga. A empresa que assumiu o contrato antigo, executou apenas 20 km de asfalto. A nova empresa que executará os serviços é a Três Irmãos Engenharia.
Governo assina contrato para concluir asfalto da MT-020 (Canarana a Paranatinga)
Além do asfalto, o Governo do Estado espera ver concluídas até o final de 2021, as seis pontes da MT-020. Essa informação foi confirmada pela reportagem da AGRNotícias, na semana passada, com o secretário de Obras Rodoviárias da Sinfra, Nilton de Brito. Duas delas, sobre os córregos Bichinho e Canastra, município de Canarana, já estão em construção. Outras quatro, sendo duas sobre o rio Sete de Setembro e outra sobre o rio Coronel Vanick, também em Canarana, além da ponte sobre o rio Couto Magalhães, município de Campinápolis – MT, que atualmente são de concreto em via única, serão duplicadas ano que vem.
Conforme Nilton de Brito, já foi dado ordem de serviço para a empresa Rivoli do Brasil fazer o projeto e executar a duplicação das quatro pontes, com previsão de iniciar os trabalhos no início de 2021. Uma das pontes do rio Sete de Setembro tem 75 metros e a outra 90 metros. A ponte sobre o rio Coronel Vanick tem 60 metros e a ponte sobre o Couto Magalhães, 100 metros de comprimento.
Se a MT-020 é prioridade, o Governo do Estado também anunciou no mês de novembro que irá conceder os 140 km de MT-130, que liga Paranatinga a Primavera do Leste – MT, no caminho para Rondonópolis ou Cuiabá, para a iniciativa privada, que fará a recuperação e a manutenção dessa rodovia. Atualmente, a MT-130 possui asfalto irregular, sendo que parte da via é de concreto.
Os investimentos nas rodovias 020 e 130, se justifica pelo encurtamento em 200 km entre o Baixo e Médio Araguaia com Cuiabá e Rondonópolis.
Por AGRNotícias.