Preços da melancia sobem 44% em Goiás
O preço da melancia, fruta em que Canarana – MT se destaca como um dos maiores produtores de Mato grosso e que na atual safra deve cultivar 115 hectares, tiveram alta nos últimos dias em Goiás, um dos estados principais na produção da fruta.
Comprar fertilizantes na internet é mais barato, aponta pesquisa.
Segundo a Cepea, após algumas semanas de desvalorizações, as cotações da melancia voltaram a subir nos últimos dias. Em Uruana (GO), onde a produtividade segue satisfatória, o preço da graúda (> 12 kg) teve média de R$ 0,74/kg entre os dias 7 e 11 de junho, valorização de 44,3% frente à da semana anterior. Como consequência, as cotações no atacado também subiram, e a fruta de mesmo calibre foi negociada a R$ 1,73/kg na Ceagesp, avanço de 21,5% na mesma comparação.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a valorização da melancia esteve atrelada ao menor volume de carregamentos, devido à finalização da safra em algumas roças de Goiás e ao início ainda lento no Tocantins. Para as próximas semanas, as cotações podem continuar rentáveis, diante da menor área a ser cultivada no Tocantins, o que deve controlar a oferta.
Fonte: Cepea/Hortifruti.