Precoce, o verde da soja já preenche o horizonte em Gaúcha do Norte
O plantio da soja segue avançando em Gaúcha do Norte – MT, resultado das boas chuvas registradas em áreas de lavoura. Na fazenda Amanhecer II, de propriedade de João Paulo Calgaro, o verde da soja já tem preenchido a lavoura.
Aprosoja aponta clima como fator que determinará recorde na safra 2020/21
Com as primeiras chuvas registradas em parte da área, o produtor não perdeu tempo para dar a largada no plantio no dia 23 de setembro, apostando na boa palhada na lavoura e na maior janela na safrinha do milho, semeando 180 hectares. “A primeira área esta excelente, com uma população boa. Não tivemos problemas e a área aguentou bem os 17 dias que ficou sem chuva. Para não dizer que não choveu, deu dois milímetros quatro dias depois do plantio finalizado”, apontou o produtor.
O produtor segue otimista com a safra e tem dado continuidade ao plantio, chegando a 370 hectares, até um pouco mais até o final desta terça-feira (13/10). Para a safra 20/21, 2.350 mil hectares da propriedade serão ocupados pela cultura. Já no milho, a pretensão é de semear entre 1.400 a 1.500 mil ha na safrinha.
Estruturação do solo
As boas condições da lavoura com palhada se dá ao fato do projeto de integração lavoura/pecuária, desenvolvido há três anos na propriedade. A boa estruturação do solo foi a grande aposta do produtor em semear em área que acumulava 63 milímetros e sem previsões de chuva considerável para os dias seguintes.
Por Cely Trevisan, para a AGRNotícias.