Polícia Ambiental faz apreensão de duas máquinas esteira e conduz uma pessoa por desmatamento ilegal em Gaúcha do Norte
Durante esta semana, uma equipe de fiscalização da Polícia Ambiental registrou um desmatamento ilegal em Gaúcha do Norte. O local fica há cerca de cinco quilômetros da cidade seguindo pela MT-129, saída para Paranatinga. Duas máquinas esteira foram apreendidas e uma pessoa conduzida para a Delegacia.
Na tarde de terça-feira (12), uma equipe de fiscalização Ambiental atendeu um alerta de desmatamento e se deparou com um trator esteira fazendo destocagem. No momento em que o operador percebeu à presença da Guarnição embreou em mata fechada com o trator de esteira e em seguida abandonou a máquina tomando rumo ignorado.
Diante disso, os policiais conseguiram retirar o trator esteira de dentro da mata fechada, e solicitaram apoio ao Secretário de Obras do município para que fosse feito o transporte da referida máquina para o barracão da Secretaria de Obras.
No momento da fiscalização, os policiais notaram que havia outra máquina no local, mais um trator de esteira foi encontrado escondido embaixo das árvores e com coordenadas geográficas.
Com a localização da outra máquina dois policiais da equipe de fiscalização ficaram no local cuidado do trator esteira, momento em que outros dois militares se deslocaram para zona urbana para providenciar a remoção do maquinário.
Óleo essencial de alecrim-do-mato é capaz de controlar fungos e bactérias em culturas agrícolas
Enquanto os policiais cuidavam do trator, um homem chegou no local e disse que uma referida máquina esteira era de sua propriedade e que estava prestando serviço de desmatamento para o proprietário do local.
Diante da situação, foi apreendido o maquinário esteira e removido também até o pátio de Obras do Município de Gaúcha do Norte. O proprietário de uma das máquinas foi conduzido até a Delegacia de Polícia Judiciária Civil local sem lesões corporais e sem uso de algemas. A ação foi iniciada na terça-feira e se estendeu até quarta-feira, dia 13 de dezembro.
As máquinas foram encaminhadas para o pátio da SEMA-MT, em Cuiabá-MT, conforme termos de depósitos e apreensões. Já o conduzido, proprietário do trator, recebeu multa de R$ 150 mil, devido serviços sem licença ou autorização dos Órgãos Ambientais competentes. Em relação a área desmatada, a mesma será inflacionada posteriormente a um estudo detalhado do local.
Fonte: PORTAL PARANATINGA/ Material: Polícia Ambiental