Plantio de Soja no Médio Araguaia inicia em menor ritmo que a safra 18/19
Com o início do período chuvoso na região do Médio Araguaia, inicia também o plantio da soja na safra 2019/2020 nos municípios da região. A estimativa, conforme IMEA (Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária) é que nesta safra sejam plantados 1.679.527 ha somente na região nordeste do Estado, que contempla os municípios do Médio Araguaia, um aumento de 1,54% em relação a safra 18/19.
Em Boletim Semanal emitido pelo IMEA, a expectativa é que a área total cultivada da oleaginosa no Estado alcance 9.775.984 hectares, um aumento de 1,14%. Conforme o acompanhamento de semeadura realizado pelo Instituto, até o dia 04 de outubro, apenas 1,12% da área havia sido semeada na região Nordeste do Estado. Na mesma época na safra anterior, 2,28% da área já estava semeada.
Todas as regiões do Estado operam o plantio em menor ritmo que no ano passado. A região Oeste de Mato Grosso, que engloba municípios como Sapezal e Mirassol do Oeste e que cultiva mais de Um milhão de hectares, é onde o plantio está mais atrasado. Na safra 18/19, nesta data, 27% da área já estava semeada, sendo que nesta safra, o plantio foi realizado em apenas 9,09% da área.
Querência
O plantio em Querência-MT começou no dia 24 de setembro, com duas propriedades realizando a semeadura da soja “no pó”, ou seja, sem a precipitação de chuvas iniciais. Com as chuvas do início de outubro, o plantio se intensificou, desacelerando, contudo nesta segunda semana de outubro. Em torno de 3% da área já está plantada no município.
Segundo dados repassados pelo Sindicato Rural de Querência, através de pesquisa realizada pelo sistema Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso), a área a ser plantada este ano em Querência é de 350.880 ha, com produtividade prevista em 3.298 kg/ha na primeira safra. A área permanece praticamente inalterada com relação ao ano passado. Na segunda safra (safrinha) a previsão é de 129.664 ha para o cultivo de milho, com produtividade média prevista de 6.420kg/ha. Ainda, na segunda safra, há previsão de cultivo de 1.600 ha de arroz e 12.000 ha de feijão.
Canarana
O plantio de soja em Canarana começou no início de outubro, acompanhado de chuvas irregulares. Conforme previsão do IMEA, serão semeados 235.819 hectares no município, sendo que até o fim da primeira semana do mês, menos de 1% da área havia sido plantada. O plantio deve se intensificar com o aumento gradativo das chuvas.
Gaúcha do Norte
O plantio da soja tem ganhado terreno no município de Gaúcha do Norte. Até o início desta semana o cenário que era de menos de 1% de área plantada e registro de tempo seco, pouca umidade e chuvas ‘manchadas’ deu espaço para chuvas consideráveis com até 60 milímetros em algumas áreas. A estimativa é de que cerca de 3% da área já esteja semeada.
Mesmo com o avanço, o plantio da safra 19/20 no município que estima plantar 225 mil hectares, podendo chegar a 230 mil há, registra atraso de cerca de uma semana e meia em relação a safra anterior. As informações são do presidente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, Josinei Zemolin.
Água Boa
Em Água Boa, o plantio segue o ritmo da região, com menos de 1% da área total prevista semeada. O IMEA prevê o cultivo 144.471 hectares de soja nas propriedades do município, embora a previsão não oficial é de uma área superior.
Para acessar os relatórios completos do IMEA, basta Clicar Aqui.
Por AGR Notícias, com informações de Rodrigo Chaves de Querência e Cely Trevisan de Gaúcha do Norte.
Foto: Arquivo AGR.