Outubro finaliza com 53% da soja semeada em Mato Grosso
O mês de outubro começou lento para os agricultores de Mato Grosso, com déficit hídrico nas maiores partes do Estado. Contudo, nas últimas duas semanas, o tempo “virou”, com chuvas parelhas registradas em todas as regiões, que propiciaram o aumento no ritmo de plantio da soja na safra 20/21.
Conforme o IMEA (Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária), em relatório emitido no último dia 30/10, 53,90% das áreas previstas com a oleaginosa no Estado (10.3 milhões de hectares) já tinham sido semeadas. Um avanço expressivo de 29,03 pontos percentuais em uma semana. A semeadura, mesmo com os trabalhos intensivos, ainda segue abaixo da média histórica dos últimos cinco anos e da safra passada.
Conheça a nova colheitadeira Case IH com inteligência artificial
Na região nordeste de Mato Grosso, que contempla os municípios do Médio Araguaia, o plantio da soja atingiu 50,14% dos 1.9 milhões de hectares previstos. Nessa região, devido ao grande acúmulo hídrico da última semana (215 mm conforme Inmet) que animou os produtores, o ritmo de semeadura não está tão desparelho em relação aos anos anteriores, com um atraso apurado de apenas 5.95 p.p frente a safra 19/20.
No município de Água Boa – MT, por exemplo, já foram plantados cerca de 40% dos 190 mil hectares planejados. A germinação da soja também está a contento, segundo levantamento da Associação dos Engenheiros Agrônomos do município. A nível Brasil, até a semana terminada no dia 30 de outubro, o plantio total chegou a 35% da área estimada em 38,3 milhões de hectares de soja, apontou a Safras e Mercado.
Por AGRNotícias, com informações de Inácio Roberto.