Ir para o conteúdo

Outono inicia nesta segunda-feira (20)

Publicidade.

No dia 20 de março, às 18h24 (horário de Brasília), o verão se despede e dá entrada ao outono, estação do ano marcada por temperaturas mais amenas. Neste dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2023 será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília).

Conforme informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na primeira semana do outono, a previsão é de chuvas, ventos fortes e máximas maiores que 26°C em grande parte do país.

Foto: Pixabay

Estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central, o outono se caracteriza pelas chuvas mais escassas no interior do País, especialmente no semiárido nordestino.

No norte das regiões Nordeste e Norte, ainda é época de muita chuva, principalmente, se houver a persistência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao sul de sua posição climatológica.  O outono também é caracterizado por incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente, que provocam a queda das temperaturas do ar, principalmente, na Região Sul e em parte da Região Sudeste.

Colheita de soja alcançou 94,83% no MT

Ainda de acordo com os dados do Inmet, durante a estação, é possível observar as primeiras formações de fenômenos adversos, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul, e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até no sul de Goiás.

Por: AGROLINK –Aline Merladete.

Deixe uma resposta

Role para cima