Ir para o conteúdo

Nova Xavantina registra 20% de replantio de soja

dinetec

Ao menos 97% das lavouras foram plantadas com soja em Nova Xavantina – MT. A informação é do presidente do Sindicato Rural. Endrigo Dalcin salientou a enorme dificuldade dos produtores de soja frente ao baixo volume de chuvas. Segundo Dalcin, as regiões produtoras estão sem chuvas a cerca de uma semana. “Estamos de olho no céu e nas plantações”, salientou ele.

A área com soja em Nova Xavantina deve fechar em 65 mil hectares, mas, ao menos em 20% das áreas está tendo replantio de soja.

Foto – AGR.

LEIA MAIS – Nova Xavantina espera plantar 65 mil/há de soja

LEIA MAIS – Carga de produtos agrícolas roubada em SP é recuperada em MT e cinco pessoas são presas

A área estimada com soja deve fechar em 65 mil hectares, segundo levantamento junto aos produtores. Porém, o prejuízo já começa pela informação de que ao menos 20% das áreas estão sendo replantadas. O sindicalista acredita que os sojicultores irão até 25 de dezembro com o processo de semeadura.

A janela ideal para a semeadura da soja que permitisse uma safrinha posterior já não existe mais em boa parte da área. Segundo Dalcin, nesse momento, os sojicultores estão preocupados com o plantio da soja para cumprir contratos fechados antecipadamente. Isso cria uma situação instável e clima de apreensão frente às condições climáticas adversas que vem desde outubro.

O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – registrou em sua estação em Nova Xavantina, somente 88 milímetros de chuva em dezembro. Muito abaixo das necessidades frente às altas temperaturas. Para piorar, as chuvas são em pancadas esparsas e isoladas.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima