Safra 19/20 rende quase 200 mil toneladas de milho em Água Boa
A colheita do milho segunda safra em Água Boa – MT está encerrada, conforme informações da Associação dos Agrônomos do município. O engenheiro agrônomo Ângelo Cadore, da associação, que acompanha tecnicamente muitos produtores na região, afirma que a produtividade média no município fechou em 95 sacas por hectare, tendo variações de produtividades entre 60 a 130 sacas por hectare.
Ele diz ainda que nos 35.000 hectares plantados na safrinha a produção totaliza 199.500 toneladas. Os agrônomos destacam o bom resultado econômico, pois os preços do milho estão em bons patamares. Os produtores José e Jonas Ápio, da Fazenda Três Marcos, na Gleba Visão, por exemplo, colheram toda a área de 1.000 ha de milho alcançando produtividade de 120 sacas por hectare. Os Apio também colheram uma área de 600 ha cultivada com gergelim, onde obtiveram média de 850 kg/ha.
Eles dizem estar satisfeitos com a produtividade alcançada, o que garantiu boa renda na segunda safra. Para a próxima safra os Apio pretendem cultivar ainda 150 ha de feijão e 150 ha de milheto, como outras opções para a cultura de safrinha.
Em 10 anos, MT deve aumentar produção de milho e soja em até 35%
Eles entendem que a diversificação é alternativa que beneficia tanto o solo como também protege contra oscilações no mercado. Com essas medidas, os produtores evitam problemas por ações de impulso que podem levar a prejuízos financeiros.
Por Inácio roberto, com Ascom, para a AGRNotícias.