O produtor rural Carlos Sfreddo também é um colaborador do meio ambiente. Na propriedade, em Diamantino (MT), 60% da área é cultivada no sistema integrado lavoura-pecuária. O restante é reserva, onda há a nascente de uma cachoeira que o produtor cuida com muito zelo. “Isso nos diz que é possível produzir alimentos com sustentabilidade e com respeito ao meio ambiente”, afirma.
Paranatinga é o município com maior número de nascentes identificadas no estado: mais de 12.700. Praticamente todas estão conservadas pela agricultura. Na propriedade de Robson Weber, existem três, e ele faz questão de beber da água para mostrar que ela é pura. “O agronegócio preserva, sabe do valor que a água tem. Porque a água é vida, a vegetação é vida. Para as gerações que vem pela frente, temos que preservar, porque sem água nada existe”, diz.
Cachoeira na propriedade de Carlos Sfreddo. Foto: Pedro Silvestre
Os dois maiores rios do município nascem dentro da fazenda de Angelo Rogério Kochan, um paraíso que ele faz questão de mostrar. “Tem um custo alto, mas vale a pena. Tem que ser assim. Para que mexer no que é bonito? Isso aí Deus deixou para nós, então temos que cuidar”, finaliza.
Por Canal Rural.