Ir para o conteúdo

Plantio se intensifica no Médio Araguaia, chegando a ¼ da área semeada – 41% em Mato Grosso

Na fazenda Jerusalém, localizada no município de Água Boa – MT, a plantadeira já está no campo desde o dia 13 de outubro. Na propriedade, que cultiva 4.230 hectares, já foi semeado 16% (710 hectares) da área destinada a soja na safra 19/20. A região que o município está inserido, o médio araguaia, bem como todo o Mato Grosso, inicia o plantio em ritmo mais lento que a safra passada.

Conforme boletim de acompanhamento da semeadura do IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), a região nordeste de Mato Grosso, que contempla os municípios do médio araguaia, possui 24,22% da área prevista de soja (1.679.527 ha) já semeada. O Estado, com perspectiva de 9.775.984 ha destinados a oleaginosa, atingiu a marca de 41,80% da área semeada.

Plantio de soja na Fazenda Jerusalém.

O engenheiro agrônomo Felipe Zmijevski, responsável técnico da Agropecuária Jerusalém, afirma que a ideia é acelerar parte do plantio desde agora: “A gente está plantando numa condição adversa, perante a média histórica dos nossos plantios, mas a gente está tentando otimizar, em função da previsão de chuva para a próxima semana, que vai ter uns 100 mm acumulados”.

Quanto a expectativa de custo médio de produção previsto da propriedade, o agrônomo calcula em torno de 52,3 sacas por hectare. Conforme último boletim de média de custos de previsão do IMEA, em 14 de outubro, para o médio araguaia (região nordeste), o custo de produção gira em torno de 54,67 sc/ha para soja transgênica e 54,82 sc/ha para convencional.

O custo da produção da soja faz com que os produtores da região fiquem de olho na segunda safra, geralmente de maior rentabilidade, dependendo as condições do plantio. “Um dos motivos que a gente está acelerando o plantio agora, é em função da previsão do tempo, para tentar aumentar um pouco a janela de safrinha e otimizar o cultivo da segunda safra para movimentar mais recursos dentro da fazenda! A gente planta essa primeira etapa meio forçada, pensando em segunda safra, e depois, dependendo do material, vai intensificando o plantio com a regularização das chuvas”, conclui Felipe Zmijevski.

Desde o início do plantio em Mato Grosso, é a primeira vez que o percentual de área semeada fica à frente da média dos últimos cinco anos, que conforme o IMEA, é de 29,59% nesta data. Contudo a semeadura segue mais lenta em relação a safra 18/19, que figurava 50,95% no mesmo período. A região oeste do Estado, que cultiva mais de um milhão de hectares, segue sendo a mais adiantada, com 55,69% da área prevista semeada.

Confira o Boletim do IMEA na íntegra clicando aqui: Plantio Soja 18.10 IMEA.

Por AGRNotícias, da redação. Fotos: AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima