No Dinetec, Empaer demonstra teste de trigo e intermedia comercialização de 100 toneladas de gergelim
A Empaer (Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) traz em seu stand no Dinetec 2020, em Canarana-MT, mais de 23 culturas para apresentação aos produtores. Dentre elas, algodão colorido, arroz, amendoim, mandioca, feijão e sorgo.
Na manhã de sexta feira (17/01), a Empresa, que intermediou a comercialização de Gergelim para agricultores familiares, irá efetivar a assinatura dos contratos de venda destes produtores. São 100 toneladas de gergelim que seguirão para o mercado Japonês.
Trigo
A Empaer apresenta no seu stand de culturas no Dinetec 2020 a variedade de trigo de sequeiro BRS 404, desenvolvida pela Embrapa. A cultura do trigo de sequeiro começa a ganhar destaque em Mato Grosso. A vinda da indústria Moinho Dona Hilda para Cuiabá – MT, faz com que produtores rurais se interessem em produzir o grão com a garantia de demanda e preço. Primavera do Leste – MT pode ser o primeiro município do Estado a cultivar a cultura de forma comercial.
Para Gildomar Avrella, extensionista da Empaer, “a empresa implantou essa variedade de trigo {…} e trouxe essa variedade para o Cerrado, de sequeiro. Ele está com desenvolvimento bom e a Empaer vai aumentar as parcelas de testes destes materiais para futuramente termos em escala comercial no Vale do Araguaia”. O desenvolvimento da cultura ainda está em fases de testes. Em outras regiões do Estado, onde a cultura já se insere de forma experimental, o cereal já apresenta rendimento de 70 a 80 sacas por hectare.
“Nosso objetivo é plantar este trigo em janela de “safrinha”, sem a necessidade de irrigação. São materiais para tecnologias médias. {…} Por exemplo, o PH do trigo produzido no Cerrado e o trigo produzido no Rio Grande do Sul, os PHs são iguais. O que muda, no entanto, é a produtividade, que é muito maior para nós”, finaliza Gildomar.
Por AGRNotícias.