Municípios do Médio Vale registram mais de 100 mm de chuvas na primeira semana de 2020
Nesta quarta-feira (08/01) o sol iluminou a manhã na cidade de Canarana/MT. Contudo, nos últimos dias, a situação tinha sido diferente, com tempo fechado e registros de alta precipitação de chuvas, não só no município, mas em toda a região do Médio Araguaia.
Nos primeiros sete dias do ano, os municípios de Canarana e Nova Xavantina/MT já registraram um acumulado maior que 100 mm. A precipitação maior, contudo, ocorreu no município de Nova Xavantina. Dados do SISDAGRO/INMET mostram que não teve ao menos um dia sem chuvas todos os dias. O acumulado na semana foi de 153,3 mm. As duas maiores chuvas do período ocorreram no dia 03/01 marcando 78,4 mm e no dia 04/01, com 65,8 mm.
Em Canarana, o acumulado foi de 130 mm, contando com apenas um dia sem chuva. Na última segunda-feira, 06/01, ocorreu a maior chuva do início do ano, com 56,3 mm registrados pela estação do INMET no interior do município.
Em Gaúcha do Norte/MT, o acumulado nos primeiros sete dias de janeiro foi menor, 38,2 mm. Embora o acumulado seja menor do que na região, o tempo se manteve encoberto quase todos os dias e as chuvas em menor volume foram constantes. O município teve apenas dois dias sem precipitação. A melhor chuva ocorreu em 06/01, com 21,6 mm registrados.
Já em Água Boa/MT e Querência/MT, conforme o Inmet, a primeira semana de 2020 foi marcada por chuvas esparsas. O Instituto Nacional de Meteorologia (SISDAGRO/INMET) apontou apenas dois dias de chuva. Em Água Boa, o acumulado na estação do Inmet no Rancho 17, a 7 km da cidade, foi de 20 mm, embora ha registros de precipitações maiores em áreas isoladas. Na região da “serrinha”, por exemplo, conforme levantamento do Jornalista Inácio Roberto, foram registrados no mês de janeiro já 280 mm acumulados.
Por AGRNotícias, com a colaboração de Inácio Roberto.