Ir para o conteúdo

Meta Consultoria inicia construção de Algodoeira em Canarana – MT

 

2020 chegou. Na agricultura, o início de um novo ano reflete a preocupação dos produtores com a aproximação da colheita da soja e o preparo para a Segunda Safra. A “safrinha” vem sendo gargalo de oportunidades para os produtores. Na região do Médio Araguaia, em Mato Grosso, o tradicional milho, vem abrindo espaço para culturas alternativas, como Gergelim e  Feijão (Pulses). Recentemente, contudo, uma nova opção vem surgindo no mercado, o cultivo de algodão.

Um entrave da cultura na região é o beneficiamento da pluma. Para sanar esse entrave, a Meta Consultoria inicia no dia 06 de janeiro a construção de uma Algodoeira em Canarana. A instalação irá permitir, num primeiro estágio, o beneficiamento de 4.000 hectares de algodão, podendo dobrar a capacidade em dois anos, o que irá acontecer conforme aumento da área de cultivo.

Na segunda safra de 2019, a Meta Consultoria, realizou o cultivo experimental de 30 hectares de algodão em Canarana – MT, que serviu de termômetro para a inserção da cultura na região para plantio individual. A média de produtividade foi superior a 300 arrobas/ha. Grandes grupos já cultivam a pluma no município. Conforme estudo da Meta Consultoria, a perspectiva para o algodão nas próximas safras para todo o Vale do Araguaia, incluindo grandes grupos, deve ultrapassar 60 mil hectares. 

O empreendimento da Meta será nas margens da MT 326, km 08. A previsão de funcionamento é até o final de junho de 2020. Para Rodrigo Piccinini, sócio proprietário da empresa, em entrevista concedida à AGRNotícias, “a instalação será apenas um pequeno passo. Ainda há muito a se fazer para que a cultura se torne uma tendência entre os produtores. Em municípios em que a cultura está mais desenvolvida, há em torno de 20 a 60 empreendimentos como este que está sendo instalado aqui”, afirma.

Rodrigo Piccinini, sócio-proprietário da Meta Consultoria.

A expectativa é da geração de 30 empregos diretos com a Algodoeira. Piccinini ainda evidencia que o empreendimento é associado à pesquisas sobre as possibilidade e particularidades da cultura para o Médio Araguaia. “Dentro do centro de pesquisa da Meta Consultoria, estão sendo conduzidos diversos trabalhos sobre a cultura. Também estamos formalizando parcerias com professores renomados para auxiliar na parte fisiológica da planta. Estamos analisando manejo e variedades que possam ser instalados com sucesso, entendendo sobre a comercialização e toda cadeia que envolve a cultura”, conclui Rodrigo.

Conforme levantamento Ima (Instituto Mato-grossense do Algodão), a área plantada entre primeira e segunda safra (18/19) de algodão no Vale do Araguaia foi de aproximadamente 45 mil hectares, ocorrendo um aumento expressivo em relação à safra anterior (17/18), que somou 28.120 hectares de área cultivada.

Por AGRNotícias.

Lavoura de Algodão em Canarana.

Deixe uma resposta

Role para cima