Área plantada cresce 22% em São Felix do Araguaia e aumenta demanda por qualificação
De 2018 para 2019, a área plantada de grãos aumentou 22% em São Félix do Araguaia. A informação é da presidente do Sindicato Rural do município, Daniela Caetano de Brito. A produtora rural acredita que essa expansão seja um dos motivos para o resultado do Prêmio de Mobilização Sindical 2019, cujo sindicato foi vencedor pela Regional de Confresa.
“A vinda das empresas para a região aumentou a procura por mão de obra qualificada e a capacitação se tornou critério de seleção”. Além dos grãos – soja e milho – o município possui diversidade de produção nas cadeias produtivas de bovinocultura e de piscicultura, especialmente do pirarucu. “E a cada ano as cadeias produtivas se expandem ainda mais”.
Fazenda de Confresa dobra produção de leite com orientação do Senar
O sindicato local atende os municípios Serra Nova Dourada, Luciara, Novo Santo Antônio e Alto Boa Vista. Após suspensão devido às medidas de prevenção à Covid-19, os treinamentos já foram retomados, conforme afirma o produtor rural e tesoureiro da instituição, Areovaldo Zago. “Nas últimas semanas realizamos oito treinamentos seguindo os protocolos determinados por ordem superior”.
Premiação – O Prêmio de Mobilização Sindical é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem de Mato Grosso (Senar-MT). A última edição foi transmitida em agosto, via videoconferência, por conta da pandemia de Covid-19.
A logística dos treinamentos foi o maior desafio para o mobilizador Enis Moreira dos Reis. Na função há 13 anos, o colaborador está satisfeito com o trabalho e com os resultados obtidos. “É uma terapia conhecer novas empresas, novos lugares e novas pessoas. E é gratificante ser reconhecido de forma concreta pelo sistema”.
Por Senar MT.