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Navio de 400 metros encalha e congestiona Canal de Suez – Logística de commodities comprometida

O navio Even Given está encalhado desde terça-feira no canal de Suez, no Egito, e vem causando um efeito dominó que atrapalha a logística global, segundo afirma Antônio Bonassa, professor de Logística na ESPM SP. De acordo com ele, a operação de normalização é complexa e pode levar semanas.

Suez é a rota marítima mais importante no comércio entre Ásia, Oriente Médio e Europa, já que 80% das importações e exportações do continente passam por lá. “Sem dúvidas, a região mais afetada pelo bloqueio do canal é a Europa. Porém, isso gera um efeito dominó em toda a cadeia logística mundial, incluindo o Brasil. Com o acidente, as demais embarcações têm duas opções: esperar na crescente fila ou adicionar 15 dias na viagem contornando a África”, comenta.

Imagem: Cnes2021, Distribution AirBus DS

De acordo com o especialista, um dos maiores problemas será a liberação de todos os navios de forma simultânea, após a resolução do problema. “Quando as embarcações são todas liberadas ao mesmo tempo, também chegam aos seus portos de destino em tempo muito próximo umas das outras. A cadência nas partidas e nas chegadas é muito importante para a logística. Desta forma, certamente ocorrerão grandes filas para o descarregamento das mercadorias de todos os setores que realizam comércio internacional”, diz.

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Além disso, ele citou também um outro problema relacionado ao encalhamento, que é a escassez de navios. “Esse atraso no desembarque das mercadorias também irá causar um atraso nos embarques posteriores, provocando escassez de navios e contêineres. Isso afeta muito o transporte de commodities, setor no qual o Brasil é exportador. Já estamos sentindo esses efeitos na cotação dos produtos no mercado, como observado no caso do petróleo”, afirma.

Fonte: Agrolink.

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