Morre produtor rural referência no Vale do Araguaia aos 61 anos
Faleceu por volta das voltas 5 horas da manhã de quinta-feira (25/5) na cidade de Ribeirão Preto-SP, o produtor rural Marcos Junqueira Cardoso, de 61 anos, que ficou conhecido em todo o Vale do Araguaia, como Marcão da Carpa Serrana. Ele estava internado há uma semana numa UTI devido a uma infecção que infelizmente paralisou os rins.
Por 31 anos, Marcão administrou a fazenda Carpa Serrana de Barra do Garças-MT, que se tornou referência nacional em melhoramento genético e iniciou as primeiras tecnologias na região de integração de agricultura e pecuária. Pelos resultados alcançados a frente da Carpa, o produtor rural se tornou também uma referência no agronegócio regional sendo procurado por fazendeiros de diversos municípios.
Natural da cidade de Passos-Minas Gerais, Marcão veio para Barra do Garças para administrar a fazenda Carpa e aqui constituiu uma bela família e laço enorme de amigos e admiradores. Por volta das 7 horas da manhã, o site Araguaia Notícia entrou em contato com a produtora rural Teia Fava que lamentou a morte do amigo. “Perdemos um dos grandes profissionais do agronegócio do Vale do Araguaia. Marcão ajudou a desenvolver a região valorizando a pecuária com a integração da agricultura”, frisou Teia.
O jornalista Jânio, do site NX1 de Nova Xavantina, lamentou também a morte do amigo. “Aqui em Nova Xavantina, Marcão também tinha vários amigos e conhecidos. Ele contribuiu para o desenvolvimento da pecuária do Araguaia”, frisou. Para o leiloeiro José Carlos Biesdorf, o Nico do Leilão, a morte de Marcão pegou todos de surpresa. “Uma notícia ruim. Estamos triste. Marcão era um grande homem que ajudou no desenvolvimento da genética da pecuária brasileira. Fazíamos Leilão juntos e eramos grandes amigos. Vai deixar saudade.”, disse Nico.
O ex-candidato a deputado estadual, Moacir Couto, destacou que a região perde uma referência do agronegócio. “Todos buscavam o Marcão para se aconselhar e buscar tecnologias para o campo, realmente era um ícone no segmento”, ressaltou.
Mato Grosso vai receber fábrica de trigo da Moinho Anaconda
O ex-secretário de Desenvolvimento Rural de Barra do Garças e também ex-secretário-adjunto Gestão e Agronegócio de Mato Grosso, Fabiano Dall Agnol, lamentou a morte do amigo e o definiu como dos ícones da pecuária do Vale do Araguaia. “Ele deixa uma história resiliência e dedicação ao agronegócio que ajudou a evoluir. Ele era admirado e querido pelos demais produtores do Araguaia”, completou.
Fabiano informou que o corpo de Marcão será trasladado de Ribeirão Preto para Barra do Garças e deve chegar no período da tarde para ser velado, provavelmente o sepultamento será na sexta-feira (26/5). O produtor rural deixa esposa e quatro filhos.
Por Araguaia Noticia.