Ministro anuncia data para início de construção de ferrovia em MT
O ministro de infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou ao deputado federal José Medeiros (Podemos) que assinará a ordem de serviço para dar início às obras de extensão da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) no dia 9 de setembro. O trecho que será construído vai ligar Água Boa, em Mato Grosso, até Mara Rosa, Goiás.
Outra promessa do ministro é terminar o contorno de Barra do Garças/Aragarças. No pacote de obras anunciados por Tarcísio, para lançamento ainda estão no mês de setembro, também está prevista a inauguração da duplicação da BR-163. O ministro revelou ainda que tem atuado junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para conseguir a licença ambiental das BR-158 e 252.
Ponte de 1km sobre o Rio Araguaia segue em construção
Tarcísio ainda aproveitou para convidar os mato-grossenses para o ato em favor da Ferrogrão, ferrovia que irá ligar o município de Sinop aos portos do Arco Norte, no Pará. O ministro estará presente no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop (479 km de Cuiabá). O evento deve reunir cerca de 50 prefeitos, de Mato Grosso e do Pará, além do governador Mauro Mendes (DEM) e outras autoridades.
“O governo Bolsonaro vai levar infraestrutura para o estado de Mato Grosso. Dia 21 de agosto, faremos um projeto transformador para a infraestrutura nacional, e a gente precisa fazer força realmente, mobilizar todo mundo, para que esse projeto se torne uma realidade”, detalhou.
O deputado José Medeiros explicou que a obra já está sendo aguardada por prefeitos e empresários da região, que prometem uma grande receptividade e festa para o ministro. O prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicamos), é um dos responsáveis pela mobilização.
“Quero convocar aqui os prefeitos de toda nossa região, os presidentes de sindicatos rurais e todas as lideranças do agronegócio para que possamos mostrar a força da nossa região em prol da construção da Ferrogrão. Tenho certeza que esse evento será um marco para desenvolvimento da nossa região”, falou o prefeito.
A Ferrogrão é um projeto discutido há décadas e extremamente aguardado pelo setor do agronegócio, devido ao potencial de aliviar o custo do frete e aumentar a competitividade da produção mato-grossense. A ferrovia foi incluída no Programa de Parceria de Investimentos (PPI), com investimento estimado de R$ 25,2 bilhões, mas teve seus processos paralisados por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
Serão cerca de 1.142 quilômetros de extensão, ligando Sinop aos portos de Miritituba, no Pará.
Por Jefferson Oliveira, Estadão Mato Grosso.