Mercado do Boi Gordo começa a sofrer impactos pelo Covid-19, afirma Imea
Com o avanço do Covid-19 no Brasil, na semana passada o mercado do boi gordo começou ter impactos. Para se ter uma ideia, no comparativo semanal, a média da arroba do boi gordo recuou 8,73%, enquanto a da vaca decresceu 8,63%. A informação é do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) em relatório divulgado nesta segunda-feira (23/03).
Com o atual cenário de insegurança nacional, poucos negócios foram realizados na semana passada e as cotações caíram significativamente. Assim, a arroba do boi gordo ficou na média de R$ 168,93 e da vaca gorda em R$ 159,47. Pelo levantamento diário realizado pelo Imea, foi possível perceber que, além da queda nas cotações, poucos negócios foram fechados e grandes players compradores saíram de operação, até agora, em quinze dias.
Contudo, o consumidor não percebeu a queda nos preços da carne na mesma intensidade, uma vez que, com a recomendação de reclusa social, muitos fizeram grandes compras e os supermercados aproveitaram o momento. Com isso, os preços no varejo ficaram praticamente estáveis. No mercado futuro, as cotações caíram em torno de três dias, porém, após a notícia da continuidade dos trabalhos no porto de Santos, maior canal de escoamento de carne, voltaram a se recuperar. De qualquer forma, o momento pede cautela.
Por Imea, com redação AGR. Foto Capa: AGR.