Média da safra de milho em Querência teve quebra de 20%
O município de Querência-MT terminou a colheita da safra de milho. Conforme o presidente do Sindicato Rural, Gilmar Wentz, em entrevista para o Notícias Interativa, foram semeados pouco mais de 300 mil hectares na safra 2022.
Segundo levantamento do Sindicato Rural, a média ficou na casa dos 105 sacas por hectare. “O produtor aqui de Querência investiu para colher mais do que isso, então tivemos uma quebra de pelo menos 20%. Tivemos produtores com média de 150 sacas e outros com média inferior a 80 sacas”, disse Wentz. O principal motivo foi a falta de chuva em algumas lavouras.
Terminada a segunda safra, Gilmar diz que a preocupação do produtor agora é quanto o plantio da soja, que inicia em setembro. E o cenário é de preocupação por conta dos altos custos. “O grande problema são os altos custos dos fertilizantes, dos maquinários e não estamos vendo uma luz no fim do túnel. Então, o produto vai ter que lidar com isso”, disse.
Querência é o maior produtor de grãos do Leste de Mato Grosso. A estimativa é que a área com soja alcance 400 mil hectares. Além do milho, com 300 mil, a cultura do algodão também está crescendo no município.
Por Rafael Govari para AGRNotícias.