Mato Grosso conclui plantio e Médio Araguaia tem ainda quase 10% da área de soja para semear
A semeadura da soja na região Nordeste de Mato Grosso, que inclui o Médio Araguaia, alcançou 91,12% dos 1.679.527 milhão de hectares previstos para a safra 2019/20, conforme relatório do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), divulgado na sexta-feira, dia 22 de novembro.
O Nordeste tem a menor porcentagem de plantio no Estado. Nessa mesma data no ano passado, a semeadura alcançava 98% nesta região. Em todo o Mato Grosso, o Oeste e o Médio Norte já concluíram a semeadura e nas demais regiões (Sudeste, Norte, Noroeste e Centro-Sul) já ultrapassa os 99%. Na soma de todas as regiões, o plantio no Estado alcança 98,40% dos 9.775.984 milhões de hectares previstos.
Nos principais municípios produtores do Médio Araguaia, o percentual de plantio está na casa dos 90%, seguindo a média regional. O município mais adiantado é Querência, com 94% da área de soja já semeada, seguido por Canarana (91,6%), Nova Xavantina (90,5%), Água Boa (90,1%) e Gaúcha do Norte (89,9%). Os dados também são do Imea.
Conforme números da estação convencional do 9º Distrito de Meteorologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), instalada a 9 km da cidade de Canarana, no atual ciclo chuvoso caiu apenas 236 mm no município. Já a estação do Inmet em Nova Xavantina registrou um pouco mais, 327 mm. O baixo volume das chuvas é o principal motivo pelo atraso do plantio no Médio Araguaia.
Por AGRNotícias. Foto: AGR.