Ir para o conteúdo

Lesmas invadem lavouras em MT e causam prejuízo superior a 700 sacas

Em Mato Grosso, o ataque de lesmas nas lavouras de soja tem causado preocupação e prejuízos aos agricultores. A falta de um produto para combater a praga é apontada como um dos motivos para alta infestação no estado. A movimentação do molusco pode até ser lenta, mas na hora da refeição ele é ágil e eficaz. Por onde passa deixa um rastro de devastação. A lesma tem hábitos noturnos, por isso, durante o dia, usa as fendas do solo e a palhada do milho e da braquiária para se abrigar.

César Gilioli na área atacada por lesmas. Foto: Pedro Silvestre

“Ela costuma atacar nos estádios iniciais da planta, pois o caule está mais macio e os cotilédones mais expostos. Isso facilita e o que tiver na frente, ela come. Se deixar, come a planta toda. Por isso é sempre bom ficar monitorando, batendo em cima para que o dano não seja maior. Se deixar, ela toma conta do talhão inteiro”, afirma o agrônomo Matheus Rosseto.

O gerente técnico César Gilioli até seguiu as recomendações e fez o monitoramento nos 2.700 hectares de soja na fazenda onde trabalha. Mesmo assim não conseguiu evitar o ataque das lesmas. As enormes falhas deixadas em um talhão de 360 hectares mostram o estrago que a praga é capaz de causar. Segundo o gerente, a infestação neste ano foi maior e o prejuízo ultrapassa 700 sacas de soja.

Ovos de lesma no solo. Foto: Pedro Silvestre

“Limpamos e ficou só a terra e a palha. O lugar que tinha soja ficou zerada. Replantio não dá porque já estava com flor. Perdeu, não tem o que fazer, só calcular os prejuízos e esperar para a próxima. Nessa área chegamos a contar até nove lesmas por metro. Ovos por todo lado. Só sobrou o prejuízo”, diz Gilioli.

Fonte e fotos: Pedro Silvestre. Canal Rural. Matéria Completa Aqui.

Deixe uma resposta

Role para cima