Inverno chegou, mas frio no MT só é esperado em julho
O inverno 2020 começou oficialmente no sábado, 20 de junho, às 18h44 e vai até 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília. Conforme apurou a ClimaTempo, não deve haver influência de nenhum fenômeno oceânico-atmosférico como El Niño ou La Niña durante o inverno de 2020. A situação de neutralidade ,em relação à temperatura da superfície do mar, deve prevalecer durante a estação.
O inverno de 2020 terá fortes correntes de ventos, entre 10 km e 15 km de altitude, que fazem o papel de “porteiras” para a entrada das massas de ar frio vindas da Antártica, vão ficar, em média, abaixo da posição climatológica normal para a estação. Isto vai dificultar a expansão do ar frio pelo interior do Brasil.
Aproclima auxilia na consolidação dos dados de produção em MT
Centro Oeste, algumas massas de ar polar conseguirão derrubar as temperaturas em alguns eventos e há expectativa de 3 massas de ar polar com forte intensidade significativa em julho. Devido ao tempo seco, é acentuada a possibilidade de queimadas.
Para os próximos dias
Uma grande massa de ar seco predomina na maior parte desta semana no Centro-Oeste do Brasil. Apenas a partir de quinta-feira, 25 de junho, o tempo deve mudar na Região com o avanço de uma forte frente fria pelo país.
No oeste e sul de Mato Grosso, já há chance de chuva a partir de quinta-feira. Em Goiás, no Distrito Federal e nas demais áreas de Mato Grosso não chega a chover de forma significativa, e a mudança será mais sentida com relação ao aumento de nebulosidade provocado pela passagem da frente.
Por ClimaTempo, com redação AGR.