Governo do Estado destina 400 toneladas de calcário para a agricultura familiar em Porto Alegre do Norte
A Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf), destinou 400 toneladas de calcário para o Município de Porto Alegre do Norte-MT, no Norte do Vale do Araguaia. A informação foi repassada a AGRNotícias pelo secretário de Agricultura de Porto Alegre, Pedro Inácio.
Conforme Pedro, serão beneficiadas 80 famílias de agricultores de seis assentamentos do Município. Cada família receberá cinco toneladas de calcário, que serão utilizadas para corrigir o solo de onde são desenvolvidas diversas culturas, como banana, limão taiti, maracujá, mandioca, hortifrúti, além de produção de leite e de carne.
A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a Empaer, fez análise de solo nas propriedades dos agricultores beneficiados, para atestar a necessidade e a quantidade de calcário. O produto já está sendo entregue e agora inicia o trabalho de aplicação, que está sendo feito por duas calcareadeiras que pertencem ao Município.
LEIA MAIS – Número de pessoas atuando no agro brasileiro alcança 18 milhões até junho
Pedro Inácio disse ainda que a ideia é ampliar a iniciativa para outros pequenos produtores de Porto Alegre do Norte, que possui em torno de 200 agricultores familiares divididos em seis assentamentos, os quais já estão procurando a Secretaria Municipal de Agricultura para também receberem calcário.
“A gente quer agradecer o secretário Silvano Amaral [Seaf], pela destinação das 400 toneladas de calcário para o Município de Porto Alegre do Norte. Quem tem a ganhar com isso é a agricultura familiar, pois possibilitará aumento da produção e, consecutivamente, da renda”, concluiu o secretário Pedro.
Por OPioneiro.