Gergelim deve ultrapassar área de milho e alcançar 30 mil hectares em Água Boa-MT
A cultura do gergelim, que fez do município de Canarana-MT, o maior produtor nacional do grão, começa também a ganhar espaço em outros municípios do Médio Araguaia, como em Água Boa-MT. A previsão para a safrinha que começa agora a ser semeada, é que sejam plantados mais de 30 mil hectares de gergelim em Água Boa, conforme Associação dos Engenheiros Agrônomos.
Esses números surpreendem, já que foge da tradição da soja, do milho e do arroz, culturas que até então mais se destacavam em Água Boa. Se essa área se concretizar, o gergelim será a segunda maior cultura no município, apenas atrás da soja e a frente do milho, que tem previsão de alcançar 25 mil hectares na safrinha.
Novas cultivares de gergelim tem potencial par alcançar até 1500 kg/ha, mas a média nas últimas safras tem fica em 500 kg/há na região. O plantio é realizado na safrinha após a colheita da soja. O controle de plantas daninhas, pragas e doenças, contudo ainda encontra cerca dificuldade por causa dos produtos registrados. A colheita exige adaptações nas plataformas das colheitadeiras, já que o gergelim é um grão muito pequeno.
Os custos variam de acordo com o nível de investimento de cada produtor, mas em média, ficam em torno de 250 kg por hectare, conforme os agrônomos. O preço atual está na casa de R$ 2,50 por kg, a grande maioria para exportação, através de empresas especializadas em pulses que estão se instalando na região.
Por Inácio Roberto para a AGRNotícias; Foto – Arquivo AGR.