Focos de raiva em 2020 em Canarana/MT colocam produtor em alerta
Neste ano de 2020, Canarana/MT apresentou vários focos de raiva detectados em bovinos, em diferentes localidades (Serra Dourada, Tanguro e MT-110). Até o início do mês de novembro, havia três focos de raiva distribuídos em praticamente todo o município.
O pecuarista ao observar a mortalidade anormal de animais com alterações neurológicas (como, dificuldade de locomoção, movimentos desordenados da cabeça, sinais que sugerem engasgo), ocorrência de sugaduras e abrigos de morcegos, deve notificar o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária). A notificação permite que a unidade identifique se é hematófagos ou não, para fazer o controle das colônias de morcegos.
Conforme Renata Tiarini, médica veterinária da Unidade Local de Execução do Indea em Canarana/MT, nos últimos dias “um foco se encerrou porque tem mais de 90 dias que não há mortalidade de animais notificados naquela região, mas nós ainda estamos com dois focos ativos”. Além disso, não houve notificação de doenças com sintomatologia neurológica e nem demanda à campo para que fossem coletar material devido à suspeita de raiva.
De acordo com a Unidade Local, os produtores têm realizado a vacinação antirrábica, melhorando os índices consideravelmente. Contudo, a Unidade e a Secretaria de Agricultura de Canarana reforçam a importância de todos realizarem a vacinação e o controle de sugaduras e abrigos de morcegos.
Oferta é restrita, mas preço da arroba cai com pressão compradora
Vacinação contra a Febre Aftosa
Na próxima segunda-feira (30), se encerra a vacinação e produtor, a partir de terça não conseguirá mais comprar a vacina. Portanto, ele pode estar adquirindo e realizando a vacinação somente até segunda-feira. A comunicação ao Indea pode ser realizada até o dia 10 de dezembro, diretamente na Unidade Local do Indea ou via email.
Vacinação contra a Brucelose
Renata Tiarini ressalta ainda, que a vacinação das fêmeas de 3 a 8 meses contra a brucelose deverá ser realizada até o segundo dia útil de janeiro (05/01).
Por Vitória Kehl Araujo, da AGRNotícias. Com informações Seagri Canarana/MT.