Fazendeiro é multado em R$ 3 milhões por deixar gado morrer de fome em MT
Um proprietário rural de Sapezal, a 473 km de Cuiabá, foi multado em mais de R$ 3 milhões por maus-tratos a mais de 2 mil cabeças de gado. Ele deixou os animais passarem fome e sede em pastagens insuficientes e sob cuidado de um único funcionário.
O flagrante foi feito pela Polícia Militar de Proteção Ambiental na sexta-feira (18), durante uma inspeção solicitada pelo Ministério Público de Mato Grosso. A propriedade é localizada a cerca de 30 km da cidade.
Segundo a Polícia Militar, diversos animais foram encontrados magros, com exposição dos ossos e dificuldade de se mover. Dois bovinos, entre idades de 3 e 5 meses, foram encontrados mortos e uma carcaça de bovino consumida por urubus. A equipe de fiscalização também encontrou ossadas pela propriedade, indicando que outros bois também morreram.
Os cochos de alimentação dos animais estavam vazios.
Dois bovinos, entre idades aproximadas de 3 e 5 meses, também foram encontrados mortos e uma carcaça de bovino consumida por urubus. — Foto: Polícia Militar de Mato Grosso
Nos anos de 2022 e 2023, a propriedade rural já havia sido notificada por falta de nutrição suficiente aos bovinos depois de visitas do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA).
Plantio da soja atrasa em MT e já preocupa produtores rurais com semeadura do milho na segunda safra
O fazendeiro deveria melhorar as pastagens e aumentar os insumos, o que não foi feito. Ainda de acordo com a PM, somente um funcionário era responsável pelo cuidado da fazenda e dos animais, além de uma segunda fazenda do mesmo fazendeiro.
Os cochos foram encontrados vazios na propriedade. — Foto: Polícia Militar de Mato Grosso
Por g1 MT.