Estradeiro em Água Boa registra condições de rodovias e lavouras
O núcleo de Água Boa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) começou o ano com o Estradeiro municipal nesta quinta-feira (04.01). Mais de 45 pessoas percorrem 345 quilômetros para verificar as condições das rodovias que escoam a produção de soja e milho, além de conhecer os estados das lavouras do município.
O Estradeiro de Água Boa ocorre há nove anos e neste ano contou com a parceria do Sindicato Rural local, da Prefeitura, de vereadores e de engenheiros agrônomos. Neste ano, um dos responsáveis por representar a Aprosoja-MT é o delegado Altair José Kolln. Segundo Altair José, a partir do Estradeiro, os produtores poderão ter uma noção de como as lavouras foram impactadas pela falta de chuva entre setembro e dezembro em Água Boa.
“O Estradeiro nos dá uma noção real da situação das nossas lavouras. O estradeiro já era normal para ver as estradas e este ano incrementamos a análise de lavouras, o estado crítico delas pela falta de chuva de setembro até dezembro, porque de dezembro, do dia 23 a 25 de dezembro para cá, a chuva está um espetáculo”, disse.
Outra iniciativa do núcleo, segundo Altair, será o registro fotográfico da situação atual das lavouras de Água Boa, para que produtores rurais de todo estado tenham uma base e avaliem as condições das plantações no município.
“Nós tiramos fotos com drones e vamos fazer um compilamento de todas as informações e vamos disponibilizar estas imagens e repassar para nossos associados do estado inteiro verificarem”, encerrou.