Ir para o conteúdo

Em meio a acordo comercial, soja em Chicago fechou semana com boa recuperação

As cotações da soja no mercado futuro da Bolsa de Chicago fecharam a sexta-feira com boa alta, de até 9 pontos nos contratos com vencimento mais próximo. Na semana, houve valorização líquida de até 18 pontos, considerando o contrato de janeiro.

O mercado foi impulsionado por notícias de confirmação do acerto final para a chamada ‘fase um’ do acordo comercial entre Estados Unidos e China. Os EUA deixam de impor novas tarifas sobre a importação de produtos chineses e reduziriam gradativamente as tarifas atualmente existentes. Em troca, a China voltaria a comprar grandes quantidades de produtos agrícolas americanos, especialmente soja, num montante que, no total, o representante de comércio americano, Robert Lighthizer, estima em 40 bilhões de dólares. A expectativa é de que o acordo seja assinado na primeira semana de janeiro.

No Brasil, o mercado de câmbio fechou o dia com o dólar em alta de 0,4% ante o real, cotado a R$ 4,109 para venda. Na semana, porém, o dólar teve queda líquida de 0,9%.

Preços da soja no mercado interno brasileiro, base portos, fecharam o dia em leve alta, na faixa de R$ 88,50 a 89,50 por saca, mas abaixo dos níveis do final da semana anterior (89,50 a 91,00).

Por SojaNews/Fundação MT.

Deixe uma resposta

Role para cima