Ir para o conteúdo

Dinetec 2023 finaliza promovendo negócios e propostas de novos investimentos no Vale do Araguaia

Publicidade.

Estima-se que mais de 15 mil pessoas visitaram os expositores participantes do Dinetec 2023 em Canarana/MT. A quantidade ainda é preliminar mas, já torna a nona edição recordista de público. O último dia foi marcado com café da manhã para os pioneiros do município, chuva no período da tarde e fogos que anunciavam o fechamento de novos contratos de negócio.

No terceiro e último dia do evento, pelo segundo ano consecutivo, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) promoveu um café da manhã para os pioneiros de Canarana. O café oferecido foi a forma encontrada para reunir os pioneiros e agradecer pela coragem que tiveram em desbravar Mato Grosso e iniciar uma nova comunidade em um local, até então, desconhecido. O desenvolvimento do município se deve ao trabalho que começou a ser realizado na década de 70. A expectativa é que a 3ª Edição do Café com os Pioneiros e Desbravadores seja realizada no próximo Dinetec, de forma mais ampla, também, com a presença dos filhos dos pioneiros.

Promover o relacionamento também faz parte da missão da cooperativa de crédito Sicredi Araxingu na hora de apoiar pequenos e grandes negócios. Nesta edição, com uma proposta mais itinerante, a equipe da cooperativa visitou os estandes de expositores associados da cooperativa e manteve um contato ainda mais próximo com o público. 

Os dois primeiros dias da feira, apesar do sol e da sensação térmica elevada, permitiu que na visita aos estandes o público pudesse ficar na área externa para olhar as variedades de sementes, pastagens, grãos e máquinas. Nesta sexta-feira (13), último dia do evento, o tempo mudou depois do almoço. Apesar da chuva que se prolongou durante a tarde, não impediu os visitantes e produtores de frequentar a feira. Em alguns expositores, fogos de artifício anunciavam a assinatura de contratos e a conquista de novos clientes.

O evento que engloba diversos segmentos do setor produtivo atraiu alguns investidores que já estão rodando a cidade atrás de terrenos. Canarana poderá receber, em breve, um frigorífico de peixes. 

Segundo dia do Dinetec 2023 atraiu investidores e reconheceu trabalho do agro

“Tivemos visitantes, produtores e investidores de São Paulo, Jataí, Xingu, Pará, Maranhão, Bahia, norte de Mato Grosso e Goiás que vieram de aeronave para acelerar e facilitar a locomoção.  Com o Aero Meta, percebemos um aumento no número de aviões que vieram para o evento, em relação ao ano passado”, conta Rodrigo Piccinini, sócio-proprietário da Meta Consultoria Agrícola – empresa organizadora do Dinetec.

Foto: AgrNoticias

Destaque em pesquisa e extensão rural

Com foco na sustentabilidade, na produção alimentar e mais eficiente, a Empaer trouxe para o Dinetec 2023 um demonstrativo do efeito causado pela compactação do solo no desenvolvimento da planta e na capacidade produtiva da lavoura. A demonstração realizada no evento comparou um plantio direto em solo compactado, com o mesmo sistema de plantio em solo com sistema de escarificação. Pode ocorrer de um aspecto arenoso na superfície do solo esconder um solo compactado a poucos centímetros da superfície. “A quantidade de raízes da cultura da soja que foi exposta aqui chega a ter 80 vezes mais raízes no solo descompactado. Muitos produtores relatam que em 5 a 7 dias sem chuva a soja sente falta de água e isso, é reflexo dos solos compactados”, afirma Gildomar Avrella, técnico da Empaer. 

Foto: Vitória Kehl Araujo

Por Vitória Kehl Araujo, para a AGR Notícias. Foto de Capa: MEFILMS.

Deixe uma resposta

Role para cima