Dinetec 2020 realizou abertura oficial da colheita de soja no Vale do Araguaia
O Dinetec 2020 realizou nesta sexta-feira (17/01) em Canarana/MT, às 12h30min, a abertura oficial da colheita de soja no Vale do Araguaia.
Mesmo com os atrasos no plantio, devido às faltas de chuvas na região, uma boa safra de soja 19/20 é esperada. O Secretário de Agricultura de Canarana/MT, Charles Visconti, disse, na oportunidade que “tivemos nessa safra 19/20 um atraso no plantio, mas depois as chuvas se regularizaram e está muito bom para as lavouras. […] Aparentemente está indo tudo muito bem, você vê muita soja bonita, plantações excelentes, mas agora vamos ver a produção. Se estima muito, estamos imaginando uma produção riquíssima. O Brasil mais uma vez, vai bater recorde em produção e Canarana/MT não vai ficar atrás”.
Charles Visconti ressalta também a importância de eventos ligados ao agronegócio, como o Dinetec, para auxiliar no desenvolvimento do produtor rural. “Tudo isso serve para levar informação ao produtor. O produtor vê o que dá para investir, produzir e ter renda. Então, é isso que a gente tem trabalhado muito. Além, um trabalho que a Secretaria fez no ano passado, foi o levantamento de área, a gente vinha por um longo período sem nenhum levantamento, ou seja, a gente não sabia o que Canarana plantava. Se imaginava, mas não tinha nada concreto”. E ainda: “Canarana produz soja, gergelim, milho, algodão e pecuária. Fizemos todo um diagnóstico e com isso daí é interessante que a gente leva essas informações aos empresários que aqui querem investir. Quando vem um empresário que quer investir em determinado ramo, ele já sabe o que Canarana planta, produz e vê se vai atender a demanda”.
Alex Wisch, presidente do Sindicato Rural de Canarana, que estava presente na abertura da colheita, falou sobre as perspectivas da colheita da safra 2019/20. “As perspectivas são muito boas, o ano correu até bem, mas vale ressaltar que talvez a gente possa surpreender a população com as colheitas. Mas lembrar também, que nossos custos são muito altos, hoje se você ouvir falar em 70 sacos por hectare, não se admire. A gente gasta 60 sacos por hectare para produzir, então nada mais justo colher 70 para ter pelo menos 10 sacas de soja por hectare de lucro. A gente investe mais de 85%, para ter 15% de lucro ou menos”.
O presidente do Sindicato Rural também disse que o clima até janeiro “colaborou, apesar que no início teve uns problemas climáticos, uns veranicos, mas aparentemente não afetou muito. A parte de enchimento de grão está correndo tudo bem e vamos esperar a colheita. O forte da colheita, inicia-se daqui 15 a 20 dias, basta torcer que não chova daqui 15 ou 20 dias o que faltou lá atrás para não prejudicar a colheita. Mas, a princípio, a gente acredita que vai ter sim, uma boa safra”.
Por AGRNotícias, Vitória Kehl Araujo. Fotos: AGR.