Ir para o conteúdo

Derrotado no Congresso, Lula agora ‘namora’ agro e condena invasões

Publicidade.

Após sofrer derrotas em votações no Congresso enfrentando a bancada ruralista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou totalmente de discurso. O petista ressuscita o personagem “Lula Paz e Amor” do primeiro mandato e tenta se aproximar do agronegócio, chegando até mesmo a condenar as invasões de terras.

“É simples. Não precisa de barulho, não precisa de guerra. É preciso ter qualificação e capacidade de emprego. Vamos fortalecer a pequena e média propriedade, o agronegócio, vamos continuar com a reforma agrária porque onde precisar a gente vai estar lá”, afirmou Lula numa transmissão ao vivo pela internet.

De acordo com o presidente, devem ser usadas as vias legais para distribuir as chamadas “terras improdutivas”. Lula garantiu que seu governo “não tem nenhum problema” com o agronegócio do ponto de vista econômico, e que suas divergências do ponto de vista “ideológico” serão resolvidas com “paciência” e trabalho.

Imagem: Divulgação

A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva acendeu uma ‘luz verde’ para uma série de violações de propriedades promovidas sistematicamente nos primeiros meses do governo pelo Movimento dos Sem Terra (MST). Os invasores de terras são uma das suas principais bases de apoio do petista, que se viu embretado à medida que não pode, por outro lado, desagradar ao agronegócio – que vem sendo o setor de maior performance econômica no Brasil, ao mesmo tempo que possui forte presença no Congresso.

CPI das invasões de terra retoma trabalhos e ouve ex-presidente do Incra

Ainda em Maio, Lula esteve presente e discursou na abertura da Bahia Farm Show, a maior feira do agronegócio do Norte e Nordeste brasileiros, onde prometeu mais investimento para o custeio das safras. Outra sinalização de trégua veio do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que esta semana criticou as invasões do MST ocorrida durante o chamado “Abril Vermelho”.

Por: AGROLINK –Leonardo Gottems.

Deixe uma resposta

Role para cima