Depois de bater recordes consecutivos, preço do bezerro recua em Mato Grosso
Após um longo período de valorização, com registros seguidos de recordes, o preço do bezerro “de ano” apresentou queda em Mato Grosso. De acordo com o Imea, o valor médio para o mês de junho ficou em R$ 3.169,51 por cabeça. recuo de 0,18% na comparação com maio. Entre os motivos, a redução de demanda – já que parte dos animais para confinamento já foram adquiridos -, a sinalização de queda nos preços da arroba no mercado futuro e as perspectivas de redução na demanda externa para o segundo semestre.
Apesar da desvalorização ter sido “tímida”, ajudou a provocar mudança no cenário da relação de troca entre boi gordo por bezerro. Como houve valorização do boi gordo no mesmo período (+2,58%), a relação de troca aumentou. Saltou de 1,58 para 1,62 bezerro por cabeça. Vale lembrar que a “melhora” vai na contramão do que estava acontecendo desde fevereiro, quando era possível comprar 1,83 bezerro com o valor de uma cabeça de boi gordo. De lá prá cá, foram quedas sucessivas, até o “piso” registrado no mês de maio.
Em reunião com o governador, Amaggi anuncia que vai investir mais R$ 574 milhões em MT
Conforme a análise do Imea, o cenário pode ser apenas momentâneo… mas merece atenção, já que também pode indicar o início de uma possível inversão do ciclo da pecuária.
Por Canal Rural.