Cooperativa retoma atividades em Campinápolis após programa do Senar-MT
O programa Negócio Certo Rural (NCR) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é uma grande oportunidade de capacitação, de curta duração, para as pessoas que buscam melhorar o planejamento e a administração de pequenos negócios rurais. Os treinamentos do NCR auxiliaram em uma importante cooperativa de produtores rurais do município de Campinápolis a se reerguer após um tempo desativada.
LEIA MAIS – Senar-MT completa 28 anos de história e dedicação ao homem do campo
A partir de uma ideia de fomentar o artesanato, nasceu a Cooperativa de Pequenos Produtores de Campinápolis, em 2007. Apesar da adesão de várias mulheres na cooperativa, as dificuldades em relação à logística e ao comércio fizeram com que as atividades parassem.
Segundo uma das fundadoras da cooperativa, Analice Nunes, após quatro anos, com o desejo de continuar beneficiando produtores locais a cooperativa foi reativada. “Em 2011, a gente resolveu mudar o ramo, nos organizamos e participamos dos treinamentos do Negócio Certo Rural, foi quando decidimos voltar com as atividades”.
Analice lembra ainda que o município de Campinápolis conta com cinco assentamentos, o que faz com que a agricultura familiar seja uma das atividades mais predominantes na região. “Na cooperativa, começamos a trabalhar com as mulheres desses pequenos produtores locais. Começamos a produzir polpas de frutas, alguns produtos de origem vegetal, hortaliças e farinhas”.
Com a cooperativa funcionando a pleno vapor, a comercialização começou a ser realizada de forma efetiva. Os produtos também beneficiaram a merenda escolar, hortaliças e vegetais passaram a ser consumidas por estudantes de escolas municipais e estaduais de Campinápolis e região.
Analice ressalta a importância da cooperativa na vida não só dos pequenos produtores, como de suas mulheres. “A cooperativa é composta em sua maioria por mulheres e reforça a importância desses produtos como fonte de renda. A mulher passa a conquistar seu próprio dinheiro entregando seus produtos”.
Além do programa Negócio Certo Rural, o Senar-MT tem auxiliado por meio de seus treinamentos diversas cadeias produtivas da região como a olericultura, piscicultura e o beneficiamento de carne de frango.
Por Assessoria de Imprensa/ Senar-MT.