Colheita da soja começa a avançar, mas dificuldades logísticas preocupam
A chuva não tem dado trégua nos últimos dias em todo o Centro Oeste e em várias outras partes do país, mas a colheita de soja 20/21 começou a se intensificar no Brasil a dentro. Em Mato grosso, por exemplo, conforme último relatório emitido pelo Imea (Instituto mato-grossense de Economia Agropecuária) no dia 19/02, o avanço semanal da colheita da soja foi de 12.25 pontos percentuais, atingindo 34,51% da área prevista.
Contudo, mesmo com a colheita ganhando um pouco mais de velocidade, as dificuldades logísticas são uma preocupação a mais para os produtores. Além de filas de caminhões em algumas estradas nacionais – como nas de Itaituba (PA), (que têm acesso ao porto paraense de Miritituba) e na BR-158, em que centenas de carretas ficaram atoladas (e que escoa parte da produção do Vale do Araguaia) – agentes consultados pelo Cepea relatam também filas de navios também nos portos brasileiros.
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Muitos sojicultores têm pressa em colher a oleaginosa, com o objetivo de conseguir cumprir os contratos. Conforme a Cepea Esalq, as tradings, por sua vez, estão atentas ao recebimento da soja contratada dentro do prazo – atrasos nas entregas podem limitar os embarques e resultar em multas nos carregamentos portuários. Com isso, a logística para março já está comprometida, e grande parte dos agentes mostra interesse em negociar a soja com entrega apenas a partir do segundo trimestre deste ano.
Mesmo com o avanço, a colheita em Mato Grosso está 38,66p.p. atrás do percentual medido na mesma época da safra 19/20. A causa desse atraso está na falta de chuvas em outubro e novembro de 2020, que demoraram para precipitar na região e no excesso de chuvas em fevereiro que atrapalham a entrada das colheitadeiras no campo.
Por AGRNotícias, com informações do Cepea e Imea.