Ir para o conteúdo

Climatologista rebate El Niño e alerta para risco de veranico na região Sul, em especial RS, no início do verão

Publicidade.

Em recente entrevista ao canal Notícias Agrícolas, o climatologista Luiz Carlos Molion trouxe previsões e análises sobre o comportamento climático para safra agrícola brasileira de 2023/24. Com o início do plantio, produtores de todo o país estão ansiosos para entender o que o clima reserva para suas lavouras nos próximos meses.

Luis Molion - Climatologista

Luis Molion – Climatologista; Foto – AGR.

 

El Niño

Uma das principais preocupações dos agricultores é a possibilidade da ocorrência do fenômeno El Niño, tradicionalmente associado a alterações significativas no padrão de chuvas. Molion, no entanto, rebate a ideia de um El Niño. Segundo ele, embora haja águas quentes no oceano Pacífico, é essencial lembrar que o fenômeno não depende apenas de temperatura elevada no Pacífico, mas também da resposta atmosférica. Até o momento, essa resposta atmosférica não está ocorrendo de forma significativa.

Previsões Regionais

Para o Sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, a previsão é de excesso de chuva na primavera, com destaque para outubro. No entanto, o verão promete ser mais seco, o que pode afetar algumas culturas. Santa Catarina e Paraná devem ter um padrão climático dentro da normalidade.

Já para o Sudeste, a expectativa é de chuvas dentro da normalidade, ligeiramente abaixo do normal, mas sem grandes prejuízos para as culturas.

Para o Centro-Oeste e regiões mais ao norte, a previsão é mais otimista. Devido ao aquecimento do Oceano Atlântico, é esperado um excesso de chuva em abril e maio, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Isso pode beneficiar a segunda safra, desde que os produtores estejam preparados para colher em fevereiro e março.

Um Olhar Internacional

Molion também comentou sobre as previsões climáticas para os Estados Unidos. Segundo ele, os americanos podem enfrentar outro ano desafiador na agricultura, com extensa cobertura de neve, o que pode afetar o plantio e a germinação das sementes.

Conclusão

As previsões climáticas são essenciais para o planejamento agrícola. Com as informações fornecidas por especialistas como Molion, os produtores podem se preparar melhor para os desafios e oportunidades que o clima pode trazer. A agricultura é uma atividade fortemente influenciada por fatores climáticos, e estar informado é o primeiro passo para garantir uma safra bem-sucedida.

Por Aleksander Horta/Notícias Agrícolas

Deixe uma resposta

Role para cima