Chuvas impulsionam a soja no Mato Grosso
Segundo dados da análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a semeadura de soja da safra 2024/25 alcançou 93,72% da área projetada na última semana no Mato Grosso, com avanço de 14,16 pontos percentuais em relação à semana anterior. As chuvas constantes têm contribuído para o avanço das atividades agrícolas, possibilitando ao estado manter um ritmo mais rápido do que no mesmo período do ano passado, com uma vantagem de 1,90 pontos percentuais. Também houve um aumento de 2,00 pontos percentuais na taxa de plantio em relação à média dos últimos cinco anos.
Entre as regiões, Médio-Norte e Noroeste lideram o progresso com 99,23% e 99,11% das áreas plantadas, respectivamente. Já o Nordeste do estado, onde as chuvas costumam ser mais tardias, registra o menor avanço, com 82,21% da área semeada, o que reflete a sazonalidade característica das precipitações na região.
Sicredi Araxingu inaugura nova agência em Espigão do Leste/MT
De acordo com os dados do NOAA, o acumulado de chuvas para os próximos sete dias deve variar entre 55 e 75 mm na maior parte do estado, um índice considerado positivo para o desenvolvimento das lavouras de soja, conforme a análise do Imea.