Ir para o conteúdo

Canarana/MT entra na reta final da colheita do milho e produtor tem difícil decisão pela frente: vender barato ou encontrar espaço para armazenar

Publicidade.

A colheita da segunda safra de milho já chega aos 65% do total semeado em Canarana no Mato Grosso e os rendimentos atingidos até o momento são positivos e maiores do que os registrados na safra passada, com produtividades acima das 100 sacas por hectare.

Por outro lado, o preço do milho na região por volta dos R$ 32,00 a saca é menor do que os custos de produção desta safra e deixam o agricultor em um momento complicado e tendo que tomar uma decisão delicada.

Foto: AgrNoticias

O produtor rural Arlindo Cancian, aponta que os armazéns da região estão cheios, com muito milho à céu aberto, filas de caminhões para entrega dos grãos e grandes volumes colocados em silos bolsa.

Na visão de Cancian, cada produtor vai precisar tomar uma decisão pessoal entre vender agora com preços baixos ou tentar encontrar formas de armazenar. Nos cálculos do produtor, 25% da safra foi vendida com preços próximos aos R$ 60,00/sc, 25% com preços inferiores e 50% ainda não negociados.

Sobe para 8 o número de mortos nas explosões em silo de cooperativa agroindustrial de Palotina

Esse cenário de incerteza também se estende para a próxima safra de soja 2023/24. Cancian destaca que os produtores estão se organizando para o plantio, mas devem utilizar menos insumos, especialmente aqueles que não são de primeira necessidade.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

Deixe uma resposta

Role para cima