Brasil será o maior produtor de alimentos do mundo; veja
Agronegócio brasileiro é um dos pilares de sustentação da economia do país – responsável por 27,4% do PIB em 2021 – e alimenta 1 bilhão de pessoas pelo mundo. Foi o investimento em ciência ao longo de décadas que, segundo a Embrapa, ajudou a posicionar o Brasil entre os produtores mundiais de alimentos. Para se ter uma idéia, o país já é atualmente um dos cinco principais produtores de 34 commodities agrícolas e caminha para ser o maior produtor de alimentos do mundo.
Em 2021, o País registrou marcos importantes no agro: foi o maior exportador mundial de soja do planeta, com 91 milhões de toneladas; terceiro maior produtor de milho e feijão, com 105 milhões e 2,9 milhões de toneladas, respectivamente; mais de um terço da produção mundial de açúcar é gerado aqui, liderança absoluta no produto; e o maior volume de carne bovina exportada do mundo saiu daqui, cerca de 2,5 milhões de toneladas.
Apesar disso, os ainda EUA são os maiores produtores mundiais de alimentos. Entretanto, o Brasil tem mais terras agricultáveis que podem ser incorporadas à produção de alimentos que qualquer outro país do mundo. E isso sem derrubar uma árvore. Há muitas áreas degradadas que podem ser transformadas em lavouras, apenas com a incorporação de tecnologias de produção já disponíveis no país.
Mesmo em culturas em desempenho menor e produção estável ao longo dos anos, como o trigo, por exemplo, a perspectiva é de aumento da produção e busca por redução da dependência do cereal importado, crescendo cerca de 200% para próxima safra. Na produção de frutas, o Brasil ocupa a terceira posição, atrás apenas dos megapopulosos China e Índia, porém com exportação ainda modesta, indicando aí um grande potencial. “Há quatro décadas, o Brasil importava alimentos.
Hoje, somos um dos maiores exportadores mundiais”, destacou Bolsonaro, na abertura da 77ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), realizada na sede da organização, em Nova Iorque. Demanda mundial por alimentos e o papel do Agronegócio Brasileiro A população mundial já atingiu o patamar de oito bilhões de habitantes.
É um número grande demais para imaginar, mas pense assim: no tempo que você leva para ler este parágrafo, a população mundial cresceu cerca de 20 pessoas. Os dados das Nações Unidas mostram que, em 2030, o planeta deverá ter algo entre 8,5 bilhões de pessoas.
Atualmente, segundo os dados divulgados do último levantamento da FAO, o Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e, com investimentos, deve superar a marca em poucos anos, se tornando o maior celeiro do mundo.
Os cenários apontam um aumento de 35% de demanda por alimento, 40% de energia e em torno de 50% por água. Para ele, o Brasil com as tecnologias disponíveis e os investimentos que devem ser feitos em ciência, tecnologia e inovação agropecuária continuarão sendo extremamente importantes no cenário de 2030, para suprir grande parte dessa demanda por alimentos.
O BRASIL PRODUZ ALIMENTOS E PRESERVA O MEIO AMBIENTE COMO POUCOS PAÍSES AO REDOR DO MUNDO. O PAÍS SÓ CHEGOU A ESTA SITUAÇÃO PORQUE INVESTIU EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO AGROPECUÁRIA
Celso Moretti, Embrapa.