BR-080: Governo Federal autoriza início da construção de ponte sobre rio Araguaia
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou, na sexta-feira (24), a Ordem de Serviço (OS) para o início das obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-080/GO, que vai ligar os estados de Goiás e do Mato Grosso. Localizada no distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia/GO, a futura ponte representa mais uma etapa para implantação do corredor rodoviário da BR-242/080/MT/GO.
Durante a transmissão, Freitas destacou os investimentos do Governo Federal no estado, “O Ministério vem realizando várias entregas no estado, e essas entregas só estão sendo possíveis porque nós temos contado com o apoio incondicional das bancadas federais. Apoio fundamental para o cenário da crise que se avizinha em 2019”, enfatizou o ministro.
LEIA MAIS – DNIT entrega oitava ponte na BR-242 e impulsiona logística em Mato Grosso
A ponte possibilita a integração de um importante corredor de escoamento de grãos produzidos na região do Araguaia, em Mato Grosso, a partir de Ribeirão Cascalheira. A ligação rodoviária entre os dois estados facilitará o acesso dos produtores mato-grossenses à Ferrovia Norte-Sul (FNS), principal via de escoamento do Centro-Oeste para os terminais portuários do país.
“A ponte sobre o Araguaia é o primeiro passo que estamos dando para ligar a região produtora do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul, possibilitando escoar a carga de grãos do Centro-Oeste até os portos e trazendo um ganho logístico enorme a essa rota, que será um corredor fundamental para o desenvolvimento das economias de Goiás e de Mato Grosso”, destacou o ministro Freitas, durante a assinatura do documento, em videoconferência com parlamentares dos dois estados.
A construção da ponte sobre o rio Araguaia e o encabeçamento da estrutura terão quatro quilômetros de extensão. O projeto não vai interferir no ciclo das cheias e terá altura de 20 metros para respeitar o tráfego de embarcações. O valor total do empreendimento está orçado em R$ 160 milhões.
Para acessar reportagem completa clique aqui.
Por Assessoria com Redação AGR.