Assentados de Porto Alegre do Norte recebem 96 títulos de posse
Ter o próprio pedaço de terra, para ali poder criar e fazer brotar o sustento de sua família é o sonho de muitos agricultores familiares que ocupam assentamentos em Mato Grosso. Em Porto Alegre do Norte – MT, assentados dos P.As. (Projeto de Assentamento) Uirapuru e Liberdade já podem dizer que o sonho virou realidade.
Um trabalho conjunto entre Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Empaer (Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) e Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte, entregou no último sábado (24/10) 81 títulos de posse para famílias do PA Uirapuru e 15 para do PA Liberdade.
O assentamento Uirapuru possui em torno de 350 famílias assentadas e a principal atividade dessas famílias é a pecuária de corte e leiteira. O restante das famílias que ainda não receberam a titulação dos lotes, deverão ser contempladas numa próxima remessa, informou o secretário municipal de agricultura, Pedro Inácio Nunes Lima Neto.
Porto Alegre do Norte tem crescimento de 34% na área de soja em dois anos
O produtor Cássio Aparecido Borges afirmou que a titulação é a concretização de um sonho e que possibilita buscar novos horizontes para sua propriedade. “Há mais de 30 anos estamos aqui nesse assentamento esperando por esse momento. Agora o que a gente quer pro futuro da propriedade é buscar formas de investimento, melhorar a produção com novas tecnologias”, afirmou.
Na gestão municipal atual, conforme Pedro Inácio, já foram entregues mais de 400 títulos no município, sendo essa a segunda entrega do ano. Porto Alegre do Norte tem sete projetos de assentamentos e quatro deles já estão em processo de titulação.
Por AGRNotícias.